Soluções de Gestão Cloud para advogados

  • 24 Fev 2017

A pergunta a que respondo hoje é: - Devemos utilizar um software baseado em Cloud ou não? 

Como complemento ao vídeo de hoje abaixo segue uma reflexão para que se possam sentir totalmente elucidados ao tema Cloud. 

Esta é uma pergunta que muitas vezes me fazem quando estou em Congressos, com potenciais clientes meus ou mesmo clientes, e muitas vezes fazem-me essa pergunta: Devo utilizar um software baseado na Cloud para a gestão do meu escritório?

Efectivamente adquirir uma ferramenta Cloud tem inúmeras vantagens, tais como acesso à sua informação em qualquer parte do Mundo e a partir de qualquer dispositivo… Mas iremos falar em maior detalhe mais à frente. 

Relativamente aos aspectos que se podem considerar menos positivos, (a informação dos processos está on-line e potencialmente acessível em caso de quebra de segurança), que a segurança estará comprometida… Pois!!! Não é bem assim!

A verdadeira pergunta é:   

É vantajoso ou não adquirir e utilizar uma Solução Cloud para um escritório de Advogados?”

A minha resposta é simples…  

Depende

Vê o video! 👌"


Porquê? 

Porque temos de considerar vários factores, tais como: 

- Infra-estrutura tecnológica; 

- Dimensão da Sociedade; "

- Assistência informática dada por empresas externas e 

- Servidores/ hardware. 

A verdade é que quando muitos advogados colocam bastantes reticências à utilização da Cloud, devido à segurança destas ferramentas existe um forte desconhecimento. 

Se eu lhe perguntar, se utiliza algum serviço Cloud? O que me diria?... 

Nenhum?... 

E se eu lhe dissesse que o seu serviço de E-mail é um serviço Cloud?... Ou Dropbox... Ou mesmo os Serviços do Citius (em Portugal) ou os acessos ao andamento dos Processos On-line (no Brasil)...  

Como vê já utiliza serviços Cloud. E se calhar mais do que imagina! 

Se utiliza uma conta Gmail ou Hotmail, então saiba que estas empresas leem o seu e-mail!  

Como????  

É verdade… Eles utilizam robots para saberem que tipo de publicidade lhe vão apresentar, ou seja, no fundo traçam um perfil de si para saber que tipo de anúncios vão lhe mostrar. 

Portanto, a questão da segurança, em muitos desses casos, é muito mais baixa em relação a qualquer solução de gestão que possa encontrar no mercado, porque as empresas produtoras de soluções de gestão têm essa preocupação em mente: a segurança!

Nada é 100% seguro, a única forma em que teríamos alta segurança era basicamente viver num mundo off-line, ou seja, esquecendo a internet! Mas isso não é uma hipótese! 

Mesmo assim nos dias de hoje muitas pessoas usam Pen’s USB pensando que estão seguras, sem saber que estas podem conter um vírus onde tudo pode acontecer… Mesmo que não tenham acesso à internet... 

Gostaria de vos dar um exemplo prático… A utilização de cartões de crédito no mundo on-line. 

Claro que existe algum perigo, mas se nós tivermos os devidos cuidados e preocupações e verificarmos se o site onde o vamos utilizar é seguro, então minimizamos a probabilidade de quaisquer problemas. 

Outro exemplo prático da utilização do cartão de crédito, fora da internet, que pode ser inseguro e que muitas das vezes não nos apercebemos é: no Restaurante. Quantas vezes já recebeu a conta para pagar? Entrega o cartão e durante alguns segundos perde o cartão de crédito de vista… Neste momento é muito fácil alguém fotografar o cartão com um simples smartphone e assim utilizá-lo na internet… Muito simples mesmo. 

Portanto, as questões de segurança têm que ser vistas com peso e medida e é… É muito fácil de repente perdermo-nos nessas questões e entrar numa "Teoria da Conspiração". 

Reforço que qualquer empresa que neste momento produz Soluções de Gestão para Advogados/ Sociedades na Cloud tem de forma constante essa preocupação: a sua segurança

Voltando às inúmeras vantagens que este tipo de serviços oferece, nomeadamente para Escritórios de Advogados entre 1 a 50 pessoas, temos: 

  • Redução do investimento inicial. Paga apenas uma mensalidade controlada e fixa, podendo aumentar ou reduzir consoante as suas necessidades;  
  • Manutenção simples. Dispensa qualquer apoio técnico dentro do seu escritório, pois reduz a necessidade de ter uma infra-estrutura de servidores internamente;
  • Poupança a longo prazo. Qualquer que seja a evolução da Solução, esta está incluída na mensalidade que já paga; 
  • Redução de preocupações. Já não se tem de preocupar com as cópias de segurança (Backups), porque estas são automaticamente feitas pelo serviço; 
  • Organização mais fácil. Acesso a boas práticas que a empresa que produz este software recolhe junto dos mais variados clientes;  
  • Criado para si! É um software dirigido totalmente à sua área, sendo personalizado de forma eficiente. 
  • Multi-plataforma. Como o software funciona sob uma plataforma web, fica independente de qualquer sistema operativo que é utilizado, por exemplo, Apple ou Microsoft ou Linux; ou mesmo, no seu smartphone; 
  • Acesso de qualquer ponto do mundo. Como os seus dados estão na cloud, estes podem ser acedidos de qualquer parte do mundo, a qualquer hora e em qualquer dispositivo e 
  • Suporte & Resposta. O suporte e a sua resposta torna-se mais eficiente, pois quando algum "bug" (por exemplo) é encontrado, este facilmente é corrigido e colocado on-line para todos os clientes ao mesmo tempo, sem quebras de tempo no processo de actualizações. 

Em resumo, se abrirmos um escritório logo com ferramentas e procedimentos, então o crescimento vai ser muito mais fácil. Caso contrário, chegará a um momento em que a necessidade vai surgir e nessa altura é sempre mais desafiante a sua implementação. 

Ao longo dos últimos 20 anos de consultoria a mais de 45 nacionalidades diferentes, passei por variadíssimas consultorias e implementações. O que posso transmitir é que estes cenários são transversais em qualquer parte do Mundo. 

Por isso… Se está a pensar transferir a sua gestão para uma solução Cloud ou se está a pensar adquirir uma solução de gestão, então poderá ser  um forte candidato ao programa Pioneiros onde terá acesso a uma Solução que reúne 2 décadas de experiência e com um valor mensal 80% abaixo do valor de mercado. Se estiver interessadoclique aqui

Estamos numa fase de pré-lançamento e neste período serão como os nossos "Partners". Em boa verdade, é como um convite para serem os nossos Padrinhos do Lançamento do nosso KamaeLei Cloud.  

As condições serão muito especiais e para toda a vida, mas apenas para um número muito limitado de . Esta 2a Fase vai ser aberta durante o mês de Março e irá até ao dia 30 de Março de 2017 ou se atingirmos o nosso numero limite de vagas fechamos as candidaturas antes.  

Na nossa 1a Fase do Lançamento abrimos para 50 clientes foi preenchida em menos de 48h. Agora é a sua oportunidade de segurar o lugar nesta 2a Fase e ter uma Solução Completa por um valor 80% abaixo do mercado. Se estiver interessado em levar o seu escritório para um outro patamar,clique aqui.

Steve Jobs pegou a maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton e mordeu para nos libertar do insuportável paraíso da ignorância.”

Arnaldo Jabor

Por isso eu espero que tenha um grande dia cheio de força, cheio de energia e acima de tudo com muito KI! 

Até à próxima… 

Ricardo Teixeira 

Law Firm Board Advisor